Muitos profissionais da área da saúde têm esse questionamento, sobre qual a hora certa de ter o seu CNPJ ou por algum outro motivo, como por exemplo, no hospital ou clínica médica onde trabalha passaram a exigir um CNPJ para fazer seus pagamentos. Em alguns casos isso já é uma exigência antes de iniciar os trabalhos.
Os profissionais que estão formados a pouco tempo, também têm essa dúvida, por isso fizemos esse artigo para ajudar a todos que precisam acabar de vez com esse questionamento.
Quais são as diferenças de atuar como médico pessoa física ou jurídica?
A principal diferença é os impostos, como autônomo é pago um percentual e como pessoa jurídica é outro, ou seja, o médico autônomo paga até 27,5% de impostos sobre o valor dos serviços prestados. E com o CNPJ os impostos vão de 6,00% a 17% aproximadamente, de acordo com o regime de tributação escolhido.
Nesse caso, muitas vezes é vantajoso trabalhar como pessoa jurídica, claro que devemos analisar caso a caso e determinar o que é melhor para cada profissional, se é o momento certo de trabalhar como PJ.
Outra vantagem é sobre as oportunidades de trabalho e de fechar contratos que são obrigatórios a emissão de notas fiscais, muitos hospitais e clínicas exigem que tenha o CNPJ para iniciar os trabalhos médicos, para isso devem procurar um contador para auxiliar na abertura da empresa, fazer todo um planejamento tributário, escolher o melhor regime, começar o processo da maneira correta e mais vantajosa, ou seja, tirar todas as dúvidas referente ao assunto.
Feito isso, a contabilidade fica mais organizada, juntamente com o controle fiscal e financeiro, ajudando também na organização das finanças pessoais com as finanças da empresa.